quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Instituto Pretos Novos vence prêmio cultural

Descrição para cegos: foto de uma representação artística exposta na galeria do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. Há 3 imagens separadas, sendo, respectivamente, de um homem negro, uma mulher negra e um homem indígena, todos despidos. Colado nas imagens há conchas do mar, sendo duas delas posicionadas em local estratégico para esconder as genitais masculinas, enquanto na foto da mulher as conchas ficam acima e abaixo de seu corpo. (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)
Por Nayla Georgia

        O vencedor da quarta edição do Prêmio de Expressões Afro-Brasileiras na categoria especial de preservação de bens culturais foi o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN). O instituto faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana no Rio de Janeiro e tem sido uma organização importante para a preservação da cultura afro-brasileira no país.
        Segundo Merced Guimarães, diretora e fundadora do IPN, a premiação foi recebida num momento oportuno, pois a organização estava em crítica situação financeira. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no dia 31 de julho e concedeu ao IPN uma verba de R$100 mil para ajudar na conservação de seu patrimônio.
        O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos atua como centro de informação cultural e artística, possuindo uma galeria de arte e uma biblioteca. Seu acervo foi adquirido por acaso, quando Merced Guimarães e seu esposo, Petruccio, compraram uma casa e descobriram milhares de fragmentos arqueológicos de escravos dos séculos XVIII e XIX que haviam sido enterrados no local. Além de descobrir ossadas, o casal também encontrou objetos culturais desses povos, como artefatos de barro, porcelanas, colares, argolas, pontas de lança e conchas.

O prêmio

        Concedido desde 2009 com patrocínio da Petrobras, o Prêmio de Expressões Afro-Brasileiras tem objetivo de valorizar as expressões artísticas de estética negra no país. Os segmentos atendidos pela premiação são: artes cênicas, música e o prêmio especial na área da preservação de bens culturais. O prêmio é uma iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), organização não governamental que luta, junto ao movimento negro e instituições de direitos humanos, pelo respeito à cultura afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.