quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Um ano de João Pessoa como Cidade Criativa

No dia 31 de outubro de 2017, a cidade de João Pessoa entrou para o seleto grupo da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). A capital, se junta a 180 cidades do mundo, que recebem incentivo a economia criativa. A capital da Paraíba é a única cidade do Brasil reconhecida pela Unesco que tem como fonte o artesanato e as artes populares.

Fórum Internacional de Cidades Criativas
No mês de junho de 2018, o atual prefeito, Luciano Cartaxo, viajou a Cracóvia, na Polônia, para apresentar as ações de incentivo já desenvolvidas pela capital paraibana no XII Fórum Internacional de Cidades Criativas, firmando assim João Pessoa no grupo de cidades criativas.

Reconhecida como referência no país inteiro com a fundação do Celeiro Criativo, do AnimaCentro e de ter sediado o primeiro Encontro de Cidades Criativas da Unesco do Brasil (ECriativa), a cidade se prepara para no mês de novembro de 2018 receber a Feira Internacional de Economia Criativa. O evento é uma iniciativa inédita do município, e tem a  confirmação de várias outras cidades criativas tanto do Brasil, quanto de outros lugares do mundo, trazendo juntas a ideia de demonstrar melhores práticas dentro dos componentes representativos de cada uma.
Celeiro Criativo

Um ano depois dessa inserção, o mercado produtivo cultural da cidade de João Pessoa vem cada vez mais se tornando um ponto de atenção para o mercado mundo afora. Mesmo com pouco tempo, essas medidas vem trazendo lucros para a cidade e todos os envolvidos no projeto. A criação do Celeiro Criativo, inaugurado neste ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), um local de acolhimento de artesãos e uma nova referência de eventos culturais, transformando a vida de muitos trabalhadores que veem no artesanato sua fonte de renda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.