quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A cultura da violência no futebol

por Élison Silva


Violência em estádio no Egito

Muita gente diz por aí que o futebol é um esporte que une os povos. A Copa do Mundo é um exemplo de confraternização de todos os povos do mundo em torno de um esporte. Nem a Olimpíada, onde já houve ataque terrorista (Munique 72), tem tamanho poder.
O futebol que paralisou a Primeira Guerra Mundial, e que fez o Santos de Pelé interromper uma guerra civil no Congo, cada dia que passa vem regredindo em seu poder de pacificação.
Infelizmente, o que une Brasil, Egito, Alemanha, Turquia, Itália e muitos outros países ultimamente é a infeliz coincidência de mortes causadas por brigas entre torcidas de clubes de futebol.
Já não é mais notícia confronto de torcidas em clássicos, emboscadas para agredir rivais, pancadaria nas arquibancadas.
O ponto mais crítico dessa onda de violência no mundo da bola aconteceu no domingo 8, quando em uma partida do Campeonato Egípcio, um confronto entre a torcida do Zamalek com policiais antes do jogo com o ENPPI, acabou com 30 mortos dentro do estádio.
Fato mais triste é que três anos antes, em 1º de fevereiro de 2012, nada menos que 72 pessoas e mil feridos foi o saldo de uma confusão no mesmo estádio, quando Al-Ahly e Al-Masry se enfrentaram.
E não é só em outros estados e outros países que isso vem acontecendo. Na Paraíba também não faltam exemplos. Quem comparece aos estádios frequentemente vê um “clarão” no meio das arquibancadas, que são os torcedores comuns fugindo da confusão criada pelas torcidas organizadas. O Botafogo-PB já foi punido em 2014 por confronto com a torcida do Sport-PE e a Polícia Militar.
Até fora dos gramados o futebol tem deixado vítimas. No começo deste ano, o presidente de uma organizada do Treze foi assassinado. Em 2014, o chefe de uma facção da torcida do Campinense teve o mesmo destino.
O esporte que já foi sinônimo de paz, hoje tem sua história frequentemente suja de sangue. Abaixo estão alguns exemplos do bem, e do mal:


Confusão em estádio no Egito mata 30 pessoas: http://www.lancenet.com.br/minuto/Briga-torcedores-Zamalek-policiais-Egito_0_1300070079.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.