domingo, 31 de julho de 2016

Festival de Cinema de Havana promove afirmação de identidade cultural

Descrição para cegos - cartaz do festival que, além do letreiro, mostra uma
praia de Havana com as ondas batendo nas pedras que ficam próximas a uma
calçada protegida por um cais

Por Amanda Galdino

Estão abertas, até o dia 30 de agosto, as inscrições para a 38ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano. O festival, que acontece de 8 a 10 de dezembro em Havana, Cuba, promove o reconhecimento e divulgação de obras audiovisuais que auxiliam na afirmação da identidade cultural latino-americana e caribenha.
As produções brasileiras que forem selecionadas para a Seção Competitiva Oficial do Festival de Havana, poderão contar com o auxílio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), através do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais.
No intuito de divulgar o cinema brasileiro no mercado internacional, os trabalhos selecionados poderão solicitar, junto à agência, o apoio tipo A, que consiste na confecção e envio de cópia legendada, e suporte financeiro para a promoção do filme.
Os interessados deverão fazer a inscrição no site do festival, onde estão disponíveis o regulamento e formulário de inscrição. 

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Animação da BBC gera polêmica

Descrição para cegos: imagem mostra uma raposa saltando um galho de árvore. Seu pulo imita o dos atletas de salto em altura, que são realizados de costas para o obstáculo, fazendo um arco sobre ele.

Mary Jéssica

       A emissora BBC publicou em sua página do Facebook, uma animação promovendo os Jogos Olímpicos do Rio que dividiu opiniões entre os internautas brasileiros.
       Grande parte das críticas parece ser motivada pela perspectiva negativa que os próprios brasileiros têm de seu povo. Esse sentimento de inferioridade em relação a outros povos, sobretudo aqueles do chamado “Primeiro Mundo”, acaba por fortalecer o derrotismo e a má informação. Também é possível associar essas críticas à revolta da população, que não está feliz com a realização do evento no país. Muitos brasileiros acreditam que os recursos investidos poderiam se reverter em políticas públicas para necessidades mais urgentes, além de ver nas Olimpíadas um pretexto para o desvio de recursos públicos. Essa revolta, contudo, não diz respeito ao vídeo da BBC.
       Tendo a mata atlântica como cenário, a animação mostra uma diversidade de animais da nossa fauna praticando os esportes olímpicos na mata: onças disputam em uma corrida, tatus levantam peso, jacarés dão saltos ornamentais e até mesmo bichos-preguiça no trapézio. O estopim do vídeo é quando os animais se transformam em atletas olímpicos de diferentes países chegando ao topo de uma montanha, de onde admiram o Rio de Janeiro, com destaque para os símbolos da cidade como o Pão de Açúcar, o Engenhão e a Lagoa Rodrigo de Freitas.