quinta-feira, 2 de março de 2017

Muito além da batucada da Ala Ursa

Descrição para cegos: no alto, no canto esquerdo da foto, imagem com integrantes do grupo segurando o estandarte que desfilou na avenida. Nas outras imagens, componentes da agremiação postos em fila, vestidos com macacões listrados nas cores preto e amarelo, com meias vermelhas e chapéus vermelhos com detalhes de listras preto e amarelo. 

Por Jaqueline Lima

Uma das atrações certas no Carnaval Tradição de João Pessoa, as ala ursas, mostram toda sua desenvoltura na avenida Duarte da Silveira. Resistindo ao tempo e às adversidades, a batucada apresenta ao público a beleza dessa produção cultural.



Em João Pessoa, o carnaval é dividido em duas partes: o Folia de Rua, que acontece na semana que antecede o período da festa, e o Carnaval Tradição, festejado do domingo à terça-feira, com desfile de escolas de samba, tribos indígenas, clubes de orquestras e ala ursas. O evento completou 103 anos de existência este ano.
Mais de um século de cultura popular, o Carnaval Tradição é produzido e reproduzido nas periferias da cidade. Mas, muitos não sabem que o trabalho dos responsáveis pela alegria e entusiasmo do urso na avenida vai muito além disso.
É o caso do Urso Amigo Batucada. Organizado na comunidade do bairro do Rangel, pelo produtor e arte-educador Adailson Dal, o trabalho da Ala Ursa proporciona mais que diversão, ele resgata os jovens dos perigos que assolam a comunidade.
Desenvolvido dentro do projeto arte-educação, o urso configura uma função diferenciada para os moradores. Com um importante papel social, a associação do movimento das ala ursas possibilita aos jovens aprendizados como o estudo de percussão, ritmos, confecção de instrumento e, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego - SINE, encaminha-os ao primeiro emprego.
Os adolescentes também apreendem além da historicidade dos ursos: o conhecimento sobre novas culturas como a circense e dos brincantes populares (integrantes das manifestações da cultura popular). Essas inciativas atraem os jovens, que de forma gratuita, adquirem conhecimento, educação e profissão por meio dos elementos da cultura.
Todos os trabalhos são desenvolvidos pelos jovens e são supervisionados pelos seus mestres. Fantasias, instrumentos e adereços viram símbolo de união, criatividade, satisfação, ensinamento e alegria.
O resultado desse trabalho social pode ser visto nas apresentações nas quais as crianças e adolescentes apresentam no desfile do Carnaval Tradição. Um espetáculo popular fazendo do tempo aliado na resistência, persistência e renovação.

CONFIRA O DESFILE DO URSO AMIGO BATUCADA NO CARNAVAL DE 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.