quarta-feira, 22 de março de 2017

Vídeo engraçado revela estereótipos e preconceito


Descrição para cegos: cena da entrevista ao vivo do professor Robert Kelly de sua casa à BBC. O professor está em uma cadeira na frente da câmera e sua esposa no fundo tirando seus dois filhos da sala onde Robert falava à BBC.
Por Priscila Monteiro

No dia 10 o professor norte-americano Robert Kelly concedeu uma entrevista ao vivo de sua casa à BBC para comentar o impeachment da presidenta sul-coreana Park Geun-hye. Mas a transmissão saiu surpreendentemente do planejado. Os dois filhos de Robert entraram na sala de onde o comentarista realizava a entrevista através de webcam e em seguida uma mulher com traços orientais chegou para tirar as duas crianças do local, ainda durante o link ao vivo.
O vídeo da entrevista foi postado nas redes sociais e viralizou. Em poucos dias de repercussão, as redes estavam cheias de comentários sugerindo que a mulher seria a babá das crianças.
“A babá entrando igual um ninja e tentando sair sem ser vista não tem preço, melhor parte!!!!” - comentou uma internauta no vídeo postado pela página da BBC Brasil.
Na página da BBC News, também foi visto comentário semelhante: “A babá aparece como uma ninja super-rápida, apesar de um minuto atrasada.”
Mas a mulher que contornou a situação é, na verdade, a esposa de Robert Kelly. Jung-a Kim é ex-professora de Ioga, casada com Robert e mãe das duas crianças que aparecem no vídeo.
A confusão da esposa como babá gerou polêmica entre os próprios internautas, que debateram estereótipos e preconceitos. Alguns denunciaram o preconceito demonstrado na associação de suas características étnicas com o papel de uma serviçal de homem branco.
“Você percebe o nível de estereótipo quando o pessoal automaticamente diz que a mulher é a babá por ser oriental. Me refiro às pessoas que comentaram coisas como “só pode ser babá pq é oriental”. Não aos que tiveram dúvida devido aos seus atos no vídeo.”
“Só porque ela é asiática pessoas supõem que ela é a babá. Mostra como alguns de nós pensamos sobre os outros. Aquela é a esposa. Apesar disso, hilário.” Disseram alguns internautas.
Adentra nesta classificação pré-concebida por alguns usuários o debate sobre sobreposição de culturas.
O vídeo, que fez sucesso na internet devido à interrupção das crianças, evidenciou a precipitação do julgamento de alguns internautas, que afirmaram erroneamente nas redes que Jung-a Kim seria a babá, e não a mãe das crianças.


Opinião de Jung-a Kim


No dia 14, Robert, sua esposa e seus dois filhos foram entrevistados pelo The Wall Street Journal para falar sobre o vídeo. Jung-a Kim afirmou que a discussão sobre o que ela seria, babá ou mãe, era desnecessária. “Não acho que as pessoas devam ficar discutindo por causa disso.”, disse Kim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.