Hoje, 21 de maio, comemoramos o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2002 e objetiva facilitar a mobilização de todos para promover a cultura em toda a sua diversidade e forma.
Neste dia, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) enfatiza a necessidade de lutar contra os desequilíbrios que existem entre as trocas globais de bens culturais e salienta a importância de preservar as culturas mais vulneráveis do mundo, assim como a necessidade de políticas culturais e de medidas estruturais nos países em desenvolvimento.
Especial atenção é dada para as políticas culturais nacionais que reconhecem a contribuição dos conhecimentos tradicionais, especialmente quando se trata de proteção ambiental e gestão dos recursos naturais, que promovam sinergias entre a ciência moderna e o conhecimento local.
Nos termos da resolução da ONU, a proclamação do dia é baseada no princípio de que “a tolerância e o respeito pela diversidade cultural e promoção e proteção universal dos direitos humanos, incluindo o direito ao desenvolvimento, se apoiem mutuamente”.
Além disso, o anúncio baseia-se na conexão entre cultura e desenvolvimento, na qual nota-se a necessidade de reforçar o potencial da cultura como um meio de alcançar o desenvolvimento, prosperidade sustentável e convivência pacífica global.
A adoção desta nova data significa o ponto alto de uma série de ações e compromissos assumidos pela comunidade internacional no campo da cultura, como o Relatório da Comissão Mundial sobre Cultura e Desenvolvimento, a Declaração do Plano de Ação Conferência de Estocolmo sobre Políticas Culturais para o Desenvolvimento (1998), a Declaração Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural (2001), a adoção do Plano de Implementação e a Declaração de Joanesburgo sobre Desenvolvimento Sustentável (2002), e a proclamação do ano 2002 como o Ano das Nações Unidas para o Patrimônio Cultural.
Nathalia Correia
Fonte: Ministério da Cultura com modificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve.