terça-feira, 29 de novembro de 2016

Twitter desnuda intolerância de apoiadores de Trump

Descrição para cegos: foto mostra cabides no chão e, sobre
eles, um bilhete em inglês dirigido a uma certa Maria,
anunciando que Trump venceu e aquela é uma pequena
mostra do que está por vir.

Por Rennan Ono

A vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições para a presidência norte-americana desencadeou uma onda de manifestações de intolerância nos Estados Unidos. Logo no primeiro dia depois de anunciada a vitória, o usuário Insanul Ahmed (@Incilin) fez uma compilação de vários twitters que mostram casos de violência, abuso e preconceito racial, cultural e religioso.

Veja a seguir alguns deles:


 - Estou vestindo um cachecol. Passei por um sujeito na plataforma hoje e ele disse, “Seu tempo acabou, garotinha.”

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Semana Afro-Paraibana abordou religiões de matrizes africanas no semiárido

Descrição para cegos: foto do professor Luciano Queiroz na mesa do evento, tendo a seu lado uma das expositoras da conferência. Sobre o móvel veem-se garrafas de água, copos e livros.

A palestra buscou compreender como as populações afro-ameríndias da região do semiárido se articulam religiosamente no espaço em que vivem. O professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG Luciano Queiroz, doutor em História, foi o palestrante. A iniciativa do evento foi do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas da UFPB, o Neabi. O objetivo foi dar visibilidade a questões das populações tradicionais. Ouça a reportagem que Juliana Souza produziu para o programa Espaço Experimental, que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 kHz) produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB. (Mary Jéssica).

Influência africana na Paraíba foi tema de evento da UFPB

Descrição para cegos: foto da pesquisadora Maria da Vitória em uma sala do evento, vendo-se, atrás dela, carteiras e janelas.

A IV Semana Afro-Paraibana aconteceu de segunda a quarta-feira da semana passada. Foi promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas da UFPB, o Neabi. O evento teve como propósito abordar, através de mesas de debate, oficinas e minicursos, a influência das culturas africanas na história da Paraíba. A repórter Carmem Ferreira entrevistou Maria da Vitória Lima, pesquisadora do Neabi e doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, para o programa Espaço Experimental, que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 kHz) produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB. Ouça a entrevista. (Mary Jéssica).


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Série conta julgamento de jovem paquistanês

Descrição para cegos: a imagem mostra Nasir Khan, jovem paquistanês, com vestes características de presidiário, enquanto conversa com seu advogado.

Por Rennan Ono

The Night Of é uma minissérie de televisão americana de oito episódios do gênero drama. Com a produção de James Gandolfini e co-criação por Richard Price e Steve Zaillan, apesar de não trazer tantas novidades no mundo televisivo atual, a série trabalha brilhantemente escancarando o preconceito racial e cultural, desta vez com pessoas de origens no Oriente Médio.
A minissérie conta a história de Nasir Khan, um jovem de origem paquistanesa, que no fim de semana sai, sem avisar, com o táxi do pai para ir a uma festa. Durante a procura pelo endereço do local, Nasir encontra uma desconhecida que acha que ele está a trabalho. A moça o leva até a sua casa, e após uma noite cheia de drogas e bebidas, Nasir, ao acordar, a encontra morta com vários golpes de faca. Em pânico, o rapaz foge mas, logo em seguida, é preso e acusado da morte da moça.