quinta-feira, 14 de maio de 2015

O peso da cultura: mutilação genital feminina


Por Jade Vilar

      A mutilação genital feminina (FGM - sigla em inglês) é uma prática em que parte ou todo o órgão sexual de mulheres e meninas são removidos. De acordo com a ONU, 150 milhões de mulheres já tiveram suas vaginas mutiladas e, até 2030, outras 86 milhões podem ser violentadas.
Apesar de proibida por lei, a prática ainda vigora em 29 países africanos, no Oriente Médio, na Ásia, na América do Norte, na Austrália e na Europa, que em pesquisa recente da ONU descobriu-se ser a moradia de mais de 500 mil mulheres mutiladas.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Hip Hop de olhos puxados


A música tem o poder de transcender barreiras físicas. É um instrumento de propagação e mistura de culturas, levando costumes e estilos diferentes de um recanto a outro do mundo, literalmente. O hip hop nasceu nos guetos americanos na década de 70 como representação da resistência negra no país e transformou-se em um cultural global, que envolve música, dança, vestimentas e representantes de impacto como os rappers Jay Z e Kanye West. O hip hop atravessou o oceano e encantou os japoneses, ao ponto de surgirem tribos como os B-Stylers: japoneses que idolatram a cultura do hip hop e têm fascínio por parecerem com os negros americanos (Jade Vilar).

B-Stylers:
A nova tribo no Japão que sonha em ser negra