segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Ele me deu o nome de Malala


Por Giovana Ferreira


Não há nada de errado em se dizer feminista. Eu sou feminista porque ‘feminismo’ é outra palavra para igualdade.

A paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2014, ganhou um documentário que teve sua estreia em novembro, em um festival em Londres. Após o lançamento, Malala foi entrevistada pela atriz Emma Watson, Embaixadora da ONU Mulheres, a respeito da igualdade de direitos entre os gêneros.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

“Mas acho que nunca mais voltarei lá”

Descrição para cegos: Foto mostra Caetano Veloso á esquerda e Gilberto Gil à direita abraçados e sorridentes com um dos braços levantados em forma de cumprimentação. 

Por Laísa Mendes

Os que não simpatizam com o governo de Israel têm sonhado com maneiras de derrubá-lo. Surge, assim, um movimento chamado BDS – Boicote Despojar Sanção.
         Criado por acadêmicos palestinos, o movimento apela aos indivíduos, empresas, faculdades, igrejas, cidades, artistas e até países, para isolarem Israel econômica e socialmente. Eles alegam que os palestinos que vivem na Faixa de Gaza e na Cisjordânia são maltratados por Israel.O boicote seria uma forma de pressão pelo fim da ocupação de territórios palestinos.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Proibição da mutilação genital feminina avança em países Africanos

Campanha do The Guardian pelo fim da mutilação genital feminina (FGM).

Por Giovana Ferreira

A prática da mutilação genital, que consiste na remoção parcial ou total do órgão genital feminino, é comum principalmente nos países africanos e do Oriente Médio. Neles, estima-se que mais de 130 milhões de mulheres foram submetidas ao procedimento, porém a prática também vigora em outros lugares do mundo.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Pesquisadora levou o Toré para debate em Jornada de Artes Cênicas


Por Laísa Mendes

A Cultura Popular em processos artísticos e pedagógicos foi tema de um dos grupos de trabalho na Sexta Edição da Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas. Uma das pesquisas apresentadas foi a da mestranda em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba Larissa Isidoro.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Discussões migratórias com Michel Agier

Por Giovana Ferreira

Devido à atual crise humanitária e o contexto migratório mundial, que se encontra em evidência, a discussão sobre questões e políticas migratórias se faz relevante. Na quarta-feira, 25 de novembro, a UFPB sediou um debate com o antropólogo francês Michel Agier sobre o tema “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo”.