segunda-feira, 27 de março de 2017

A Máquina: muito mais que uma história de amor

Descrição para cegos: cartaz do filme com o título na parte superior, tendo como fundo do letreiro imagem do coração de Cristo, de onde saem raios. Abaixo a representação se repete na roupa do protagonista, que é abraçado por traz por seu par romântico. Nas laterais esquerda e direita aparecem, de cada lado, dois personagens masculinos do filme. Na parte inferior os nomes dos atores e patrocinadores, sendo possível ler os de Paulo Autran, Gustavo Falcão e Mariana Ximenes.
Por Laura Crystiane

O filme brasileiro A Máquina: o Amor é o Combustível, dirigido por João Falcão, inspirado no livro de mesmo nome da autora Adriana Falcão, conta uma história de amor. Com um enredo bem elaborado, a trama vai além do romance dos protagonistas Antônio (Gustavo Falcão) e Karina (Mariana Ximenes) retratando o êxodo rural e as manifestações culturais nordestinas.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Vídeo engraçado revela estereótipos e preconceito


Descrição para cegos: cena da entrevista ao vivo do professor Robert Kelly de sua casa à BBC. O professor está em uma cadeira na frente da câmera e sua esposa no fundo tirando seus dois filhos da sala onde Robert falava à BBC.
Por Priscila Monteiro

No dia 10 o professor norte-americano Robert Kelly concedeu uma entrevista ao vivo de sua casa à BBC para comentar o impeachment da presidenta sul-coreana Park Geun-hye. Mas a transmissão saiu surpreendentemente do planejado. Os dois filhos de Robert entraram na sala de onde o comentarista realizava a entrevista através de webcam e em seguida uma mulher com traços orientais chegou para tirar as duas crianças do local, ainda durante o link ao vivo.
O vídeo da entrevista foi postado nas redes sociais e viralizou. Em poucos dias de repercussão, as redes estavam cheias de comentários sugerindo que a mulher seria a babá das crianças.

domingo, 12 de março de 2017

Diversidade cultural na obra de Tzvetan Todorov

Descrição para cegos: foto de Tzvetan Todorov sentado com as mãos entrelaçadas.

 Em matéria no Observatório da Diversidade, a doutora em sociologia Suylan Midlej lamenta a morte do filósofo contemporâneo Tzvetan Todorov. O búlgaro morreu no início de 2017, aos 77 anos. Ele deixou um rico acervo de obras nas áreas da filosofia, linguística, antropologia e história. Suylan, admiradora do trabalho do filósofo, recomenda a leitura da produção intelectual de Todorov para o debate sobre a pluralidade de culturas. (Priscila Monteiro)

quinta-feira, 2 de março de 2017

Muito além da batucada da Ala Ursa

Descrição para cegos: no alto, no canto esquerdo da foto, imagem com integrantes do grupo segurando o estandarte que desfilou na avenida. Nas outras imagens, componentes da agremiação postos em fila, vestidos com macacões listrados nas cores preto e amarelo, com meias vermelhas e chapéus vermelhos com detalhes de listras preto e amarelo. 

Por Jaqueline Lima

Uma das atrações certas no Carnaval Tradição de João Pessoa, as ala ursas, mostram toda sua desenvoltura na avenida Duarte da Silveira. Resistindo ao tempo e às adversidades, a batucada apresenta ao público a beleza dessa produção cultural.