domingo, 21 de maio de 2017

O ensino da pluralidade cultural nas escolas


Descrição para cegos: foto de professora escrevendo em um caderno, sentada ao lado de uma criança que está prestando atenção. No fundo, o cenário de sala de aula com efeito desfocado.(foto Jaime Souzza)
Por Laura Crystiane

Em abril, foi lançado em Alagoas o projeto piloto Conhecendo nossa história: da Africa ao Brasil. Trata-se de iniciativa da Fundação Cultural Palmares em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Cultura e secretarias municipais de Educação e de Cultura de Maceió.
O projeto tem como finalidade fortalecer o conhecimento cultural e a conscientização da diversidade, trabalhando com kits educativos sobre a história e cultura afro-brasileiras nas escolas municipais de União dos Palmares e Maceió.
A iniciativa atende à Lei 11.645/2008, que incluiu no currículo da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena em disciplinas do ensino fundamental e médio.



Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema Pluralidade Cultural oferece aos alunos a oportunidade de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos. A valorização das diversas culturas do Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor. Além disso, por meio do convívio escolar, possibilita conhecimentos e apura a percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação desenvolvendo posicionamentos de repúdio a essas práticas.

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